segunda-feira, 3 de julho de 2017

Representação Espacial e Lateralidade

 

Direita ou esquerda? 




Quantas vezes você demorou um pouquinho para levantar o braço  certo ou falar a direção certa para alguém que lhe pediu informação?


Utilizando o software GCompris, está sendo possível fazer com que os alunos compreendam um pouco mais sobre a noção de direita e esquerda utilizando o Jogo das Mãos.

O aluno deverá descobrir qual é a mão que aparece na tela do computador. 




Alguns recursos são criados pelas próprias crianças. Neste caso, utilizaram suas próprias mãos para descobrir a mão correta.


 Para saber mais, clique nos links abaixo:
 Direita e esquerda: como ensinar para as crianças o lado certo

Dificuldade para distinguir direita e esquerda
Lateralidade e noção espacial

Trabalhando Horas


Usamos o relógio para medir o tempo. O relógio indica as horas e minutos. Nos relógios de ponteiros, o ponteiro pequeno marca as horas, o ponteiro grande marca os minutos.
Como nos dias atuais os relógios com telas digitais estão em alta, percebemos  em nossos alunos a dificuldade de identificar a hora certa em relógios analógicos.

Para compreender como ler as horas nos relógios analógicos,   foi preparada uma aula com o tema. Apresentamos o relógio no software GCompris para os alunos de 3º ao 5º ano.
Sabendo - se a necessidade de se trabalhar mais, para a primeira aula podemos afirmar que o resultado foi satisfatório, pois compreenderam que os ponteiros sempre estão em movimento.



Para aprender mais um pouquinho, acesse o link http://pt.wikihow.com/Ler-o-Rel%C3%B3gio


Dica de Leitura